Família em Movimento

Família em Movimento

domingo, 5 de junho de 2016

A relação dos textos lidos hoje na Santa Missa


Relacionemos os textos lidos hoje na Santa Missa.

O primeiro, Livro de 1º Reis 17, 17-24.
O segundo, o Evangelho de São Lucas 7, 11-17.

Juntemos ainda um terceiro texto, narrado na
Paixão do Senhor.

Os três textos são distanciados no tempo e no lugar. Um texto do Antigo Testamento e dois do Novo Testamento.


Os primeiros dois indicam-nos a morte precoce de dois filhos de duas mulheres que eram, de igual modo, viúvas.

As pobres mulheres além dos maridos perderam os filhos. Não é apenas a dor da perda como a perda económica que estava em causa. Na altura, bem sabemos, não existiam "pensões".

Fora o contexto económico podemos dizer que em ambos os textos está presente, muito presente, a misericórdia de Deus. Ambos os filhos são ressuscitados e entregues às mães para sua enorme alegria e júbilo.

O terceiro texto que se mistura com estes dois é o texto da crucifixão de Jesus. Citemos:

«Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que ele amava, disse à mãe:"Mulher, eis o teu filho!". Depois disse ao discípulo: "Eis a tua mãe!". E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua.»

Nos dois primeiros textos há um novo sopro de vida, uma vez que Deus ressuscita os mortos. No terceiro texto, como sabemos, há a ressurreição de Jesus. São diferentes. Os dois primeiros, voltaram a morrer. Jesus, não.

Mas simultâneamente ocorre um fenómeno extraordinário. Nos dois primeiros textos são novamente entregues os filhos às mães. Na morte de Jesus é entregue a humanidade inteira, representada por João, à Mãe. Mas não é menos verdade que a nossa Mãe também recebe o seu filho ressuscitado ao terceiro dia.

Findamos. Não é dito que Maria recebe João mas que João recebe Maria em sua casa, acolhendo-a. Logo, em João estamos nós. Saibamos receber e acolher Nossa Senhora nas nossas casas. 
É nas nossas casas e na nossa companhia que Maria se sente bem. 
Saibamos acolher a Mãe e estar com ela.

Obrigado Padre Lobato pela enorme homilia de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário