Família em Movimento

Família em Movimento

quinta-feira, 25 de maio de 2017

O meu testemunho da peregrinação a Fátima


Eu, filho mais velho, fui pela primeira vez às celebrações do 13 de maio no Santuário de Fátima e logo no ano em que o Papa presidiu.

O Centenário das aparições de Nossa Senhora e a Canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto (algo irrepetível!).


Dia 12 saí de casa, apanhei o comboio até Sete Rios e fui para o Terminal Rodoviário onde me encontrei com amigos que estão comigo no Clube Xénon.

Apanhámos o autocarro das 18:30 com destino a Minde (aldeia perto de Fátima). A viagem durou cerca 2:15h e sem nenhum percalço.

Chegámos a Minde e fomos diretamente para os Bombeiros, onde iríamos passar duas noites dentro de uma sala disponibilizada por eles para os grupos de peregrinos que lá passavam. Jantámos e às 22:00 já estava toda a gente no saco de cama com o pensamento que 4h depois estaríamos de pé para começar a peregrinação. Dormimos menos do que contávamos, pois passaram pela aquela sala mais 4 grupos de peregrinos durante a noite, tendo 2 deles não cumprindo regras na questão do barulho.

Às 2:15 da manhã o grupo do Clube Xénon começou a peregrinação a Fátima. Durante esta caminhada muitos começaram a fazer uma romaria, rezando um terço para Fátima, outro no Santuário e o último no regresso ao quartel.

Chegámos ao Santuário por volta das 6:40 da manhã e já se poderia considerar o local cheio. Ficámos na parte lateral do recinto, onde depois a saída seria mais fácil. Tendo de esperar algumas horas para que a missa começasse, a maior parte do grupo deitou-se, pondo debaixo da cabeça a mochila e assim aproveitaram para descansar da caminhada e da noite mal passada no quartel, outros rezaram o segundo terço da romaria.

Começou a missa presidida pelo Papa e deu-se a Canonização de Francisco e Jacinta Marto.  Confesso que fiquei muito feliz por estar a assistir aquele momento único. Durante a missa, o coro e a freira, que cantou o salmo, estiveram muito bem, tendo gostado muito de os ouvir. O Santo Padre, por sua vez, fez uma boa Homília tendo como base a vida destes dois pastorinhos, agora santos.

Depois de ter acabado a missa o grupo saiu da confusão e fomos almoçar. Logo após terminar o almoço começámos a caminhada de regresso ao quartel por volta das 14:00h.

Chegámos aos bombeiros por voltas das 18:30, já cansados e com algumas dores, alguns membros do grupo apenas tomaram um duche, jantaram e foram para dentro do saco de cama.

Na manhã seguinte acordámos às 7:00h para a apanhar o autocarro de regresso a Sete Rios.

Concluindo, foram dois dias muito bem passados e que dificilmente os irei esquecer.

Queria agradecer por fim ao Clube Xénon por ter organizado esta peregrinação, pois assim dificilmente iria a Fátima.

Sem comentários:

Enviar um comentário