Família em Movimento

Família em Movimento

domingo, 2 de outubro de 2016

As pequenas coisas e um aniversário

Ensina-nos Madre Teresa que devemos ser fiéis nas pequenas coisas porque para Deus nada é pequeno e nada tem pouco valor.

O amor manifesta-se sempre não por coisas espectaculares mas por gestos pequenos e, tantas vezes, sucessivos. Gestos possíveis, gestos de amor. 

Tenho reparado na forma como a minha mulher coloca amor em tudo quanto faz. Nestes momentos de particular dificuldade, não me falta com nada.

A medicação é tomada a horas; as refeições são de acordo com a prescrição médica; ajuda-me a vestir porque não consigo fazê-lo sozinho; acautela os lanches deixando-os preparados quando se ausenta; não se impressiona com a "costura" e muda o penso, limpando a ferida que sara paulatinamente com os agrafes ainda cravados; transporta-me ao Hospital quando necessário; cuida de me questionar sempre se estou confortável; cuida dos meus filhos sozinha sem qualquer ajuda da minha parte. E quando lhe agradeço... sorri e diz-me que não tenho de lhe agradecer.
Tenho sim. Tenho de ser muito agradecido.

Penso serem estes os pequenos gestos de que Madre Teresa fala. São gestos nobres de família, gestos de união, gestos de presença efectiva, gestos pequenos e paradoxalmente enormes que marcam a diferença.

Hoje é dia de festa! Hoje, festa dos Anjos da Guarda, é o aniversário da fundação do Opus Dei. No dia 2 de Outubro de 1928, São Josemaria viu o Opus Dei: um caminho de santificação no meio do mundo.




Sem comentários:

Enviar um comentário