Família em Movimento

Família em Movimento

sábado, 14 de maio de 2016

Paulo, um apóstolo moderno

Escreve São Josemaria sobre o tema "estudo" no Ponto 335 do livro Caminho que para um apóstolo moderno, uma hora de estudo é uma hora de oração.


O mesmo Santo no livro Via Sacra, XIª estação, escreve o seguinte: «Antes de começares a trabalhar põe sobre a tua mesa, ou junto dos utensílios do teu trabalho, um crucifixo. De vez em quando lança-lhe um olhar... Quando a fadiga chegar, fugir-te-ão os olhos para Jesus e encontrarás nova força para prosseguir no teu empenho.»


São Josemaria tinha sempre na sua mesa de trabalho o crucifixo.


Um jovem com formação cristã estudava ao meu lado. Eu de volta de uma conferência e ele, presumo, de volta das matemáticas. A determinado momento lancei um olhar sobre a sua mesa. Uma folha de papel com um lápis, um computador, um estojo e... o crucifixo. 

Sorri. Perguntei o nome e pedi para dar testemunho dele próprio sem que, no entanto, revelasse o nome e o local onde com ele estivera. Acedeu.

Paulo, nome fictício. O Paulo estuda como um apóstolo moderno. Concentrado. É dos alunos que ao Sábado e Domingo é tão responsável ou mais quanto nos dias de semana e não descura o estudo. É o seu trabalho.

Mas o mais precioso é que este apóstolo moderno tem notoriamente uma vida interior que se toca. Que grande exemplo me deu; a mim que na secretária tinha um código, um computador e apontamentos. Eu não tinha um crucifixo. E isso fez-me pensar. Uma lição de um miúdo que trabalha e pensa como gente grande.

O Paulo mostrou-me que faz o que deve e está no que faz; mostrou igualmente ser um apóstolo moderno e, por fim, que quer ter Jesus perto dele.

Lembrar-se de Deus no trabalho nem sempre é fácil. O crucifixo sobre a mesa pode ajudar a dirigir o pensamento ao Senhor enquanto continuamos as nossas tarefas. Assim fazia São Josemaria. Assim podemos fazer nós.

Ao Paulo o meu agradecimento pelo testemunho dado e igualmente por me permitir escrever este texto que será lido por muitas pessoas que, não duvido, irão meditá-lo. Por ora, foi tema de conversa na nossa família durante o jantar.

Last but not least, uma palavra de apreço aos pais pela educação cristã.

Sem comentários:

Enviar um comentário