Família em Movimento

Família em Movimento

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

”Porque é que os Santos sofrem tanto?”


Ontem enquanto realizávamos os trabalhos de casa a nossa filhota perguntou:

- Mãe, porque é que os Santos sofrem tanto?


A pergunta surgiu do nada, nem sequer estávamos a falar sobre o tema.
Coube-me então explicar-lhe:

- Jesus veio ao mundo ensinar-nos como haveríamos de viver a nossa vida para chegar ao Céu. Ele viveu como nós, numa família.
Aprendeu a obedecer aos pais, a brincar com os amigos, a trabalhar…
Mais tarde, saiu de casa para anunciar o Reino de Deus, até que foi entregue para ser julgado e morto, porque essa era a vontade de Deus.
Do que tu conheces da vida de Jesus achas que Ele foi poupado ao sofrimento?

Ela respondeu prontamente:

- Não!

- Os Santos são pessoas como nós que amaram muito Jesus, que se aproximaram d´Ele através da oração e que viveram e sofreram por amor a Ele, assim como Jesus sofreu por nosso amor.
Os Santos não se importaram de sofrer pois amavam tanto, mas tanto Jesus que sabiam que Ele os haveria de recompensar quando chegassem ao Céu.
Quando nos acontece algo que nos faz sofrer a tendência normal do ser humano é lamentar-se, angustiar-se e até entrar em desespero. Mas quando acreditamos em Jesus podemos entregar-Lhe esses sofrimentos. Por exemplo: eu sei que tu não gostas de batatas cozidas com atum e ovo, verdade?

- Sim.

- Aí tens uma boa oportunidade de oferecer por amor a Jesus esse sacrifício: comer sem reclamar. Até porque sabes que a mãe não te vai dar outra coisa e assim agradas a Jesus. Percebeste?

-Sim, acho que sim.

Não sei se lhe expliquei da melhor forma. Parece-me ter ficado esclarecida.
Até eu fiquei a pensar na profundidade da pergunta da nossa menina.

2 comentários: