Família em Movimento

Família em Movimento

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Uma devoção que se materializou

Há uns tempinhos atrás estivemos presentes num retiro promovido pelas Famílias de Caná. Ouvimos do Francisco que o Papa tinha particular devoção à Nossa Senhora Desatadora de Nós.
Guardámos a informação e mais tarde pesquisámos essa devoção e a sua origem.


Desde essa data e após recolhermos a informação supra começámos a rezar a oração que deixamos infra.

São muitos os nós por desatar. Mas havia um que era urgente ser desatado pelos reflexos no nosso agregado familiar e cuja resposta tardava. Foram mais de cinco meses de telefonemas, faxes e e-mails. Nada.

No dia de ontem, a resposta que esperávamos. Graças a Deus! Agradecemos imediatamente.
De repente… surgiu na minha cabeça a imagem de Nossa Senhora Desatadora de Nós.


Escrevi SMS à minha mulher com este teor:
- Um nó desatado?
Respondeu:
- Mesmo!!! Já agradeci!

Não havia focado este nó em concreto. Mas era um de muitos e com particular relevância. Na verdade, são tantos os nós que demoraria muito tempo a lembrá-los. Mas Maria sabe tudo, conhece-nos e sabe o que precisamos em cada momento.

Também ontem celebrámos São João Paulo II, a quem temos particular devoção.

A propósito desta devoção a Nossa Senhora Desatadora de Nós, já lemos na net imensas coisas. Umas mais católicas que outras. As outras diriam “isto resulta mesmo!”. Nós não pensamos assim. Não há causa-efeito que não derive de uma relação diária com Maria, com jaculatórias e terços. Nada é mágico. Tudo é relação com a Rainha das Famílias.

Queridos amigos, deixamos a imagem que mais gostamos de Nossa Senhora Desatadora de Nós e a oração que lhe corresponde. Que mais devotos surjam quando é por bem.


Oração:
Virgem Maria, Mãe do belo amor,
Mãe que jamais deixa de vir em socorro a um filho aflito, Mãe cujas mãos não param nunca de servir seus amados filhos, pois são movidas pelo amor divino e a imensa misericórdia que existem em seu coração, volta o teu olhar compassivo sobre mim e vê o emaranhado de nós que há na minha vida.

Tu bem conheces o meu desespero, a minha dor e o quanto estou amarrado por causa destes nós.

Maria, Mãe que Deus
encarregou de desatar os nós
da vida dos seus filhos, confio hoje a fita da minha vida em tuas mãos.

Ninguém, nem mesmo o maligno
poderá tirá-la do teu precioso amparo.

Em tuas mãos não há nó que não possa ser desfeito.

Mãe poderosa, por tua graça
e teu poder intercessor junto do Teu Filho e Meu Libertador, Jesus, recebe hoje em tuas mãos este nó.........

Peço-te que o desates para a glória de Deus, e por todo o sempre.

Vós sois a minha esperança.

Ó Senhora minha, sois a minha única consolação dada por Deus, a fortaleza das minhas débeis forças, a riqueza das minhas misérias, a liberdade, com Cristo, das minhas cadeias.

Ouve a minha súplica.

Guarda-me, guia-me, protege-me, ó seguro refúgio!

Maria, Desatadora dos Nós, roga por mim.

2 comentários:

  1. Queridos amigos, nós temos andado com uns nós bem complicados para resolver, e ao ler este post, pareceu-me que Deus nos pede isso mesmo: uma novena a Nossa Senhora Desatadora dos Nós! Vamos colocar a imagem que o Francisco usa nos espetáculos em lugar de destaque cá em casa e fazer a novena. Bem hajam por terem sido instrumentos do Senhor! Ab Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom,Teresa!

      Podermos ser instrumentos de Deus na vida de alguém.
      De facto, nada acontece por acaso, tudo é Providência Divina.

      Fiquemos a rezar uns pelos outros

      Um abraço
      FEM

      Eliminar