Família em Movimento

Família em Movimento

domingo, 10 de maio de 2015

O terço em Família

A meditação de ontem do Falar com Deus foi sobre a oração do Rosário.

Pessoalmente, já rezei o terço a conduzir a moto (sim, coisa estranha... mas reza-se. Cada Avé-Maria é contada com pressão de cada dedo da mão esquerda no manípulo do guiador. Mas cuidado!), o carro, a passear, em casa, na Igreja, etc. 

Todos os locais e circunstâncias são propícios e oportunos. 

Todavia, a partir do momento em que enraizámos a nossa vocação familiar como caminho único de vida e nos distanciámos de grupo isolado que se reencontrava ao fim do dia, a oração do terço passou a ser feita em família. Acabaram-se as orações isoladas.


E quantos progressos. Até a benjamim da família reza a primeira parte da Avé-Maria, ainda que "comendo" algumas palavras. Nada importa. É um mimo.


Para motivar os pequenos, cada membro da família reza uma dezena.

A nossa identidade cresce dia após dia. É factual. A TV é desligada e o tempo é consignado à Rainha da Família.

Por vezes - é tão giro - e como antes escrevemos, ligamos o computador à TV e acedemos à Capelinha, acompanhando o terço rezado em Fátima. 21:30H. Quem não fez, experimente. Vale a pena.

Voltando ao início, a meditação de ontem foi oportuna e dela retiramos alguns pormenores que pretendemos partilhar, pois dizem-nos bastante.

A saber:

* O terço em família é uma fonte de bens para todos, pois atrai a misericórdia de Deus sobre o lar. Diz o Papa João Paulo II: “Tanto a recitação do Angelus como a do terço devem ser para todo o cristão e muito mais para as famílias cristãs como que um oásis espiritual no decorrer do dia, para ganharem coragem e confiança”.

* Um dia o Senhor nos mostrará as conseqüências de termos rezado o terço com devoção, ainda que também com algumas distrações: desastres que se evitaram por especial intercessão da Virgem, ajudas a pessoas queridas, conversões, graças ordinárias e extraordinárias para nós e para outros, e as inúmeras pessoas que se beneficiaram desta oração e que nem sequer conhecemos.

* Deparamo-nos com pessoas, mesmo de boa vontade, que se desculpam dizendo que se distraem com freqüência e que “se é para rezá-lo mal, é melhor não rezá-lo” ou algo semelhante. Ensinava o Papa João XXIII que “o pior terço é aquele que não se reza”. Nós podemos dizer aos nossos amigos que, ao invés de abandoná-lo, devem compreender que é mais grato à Virgem procurar rezá-lo da melhor forma possível, ainda que se tenham distrações. Também pode acontecer que – como escreve Santo Afonso Maria de Ligório – “se tens muitas distrações durante a oração, talvez seja porque o demônio se sente muito incomodado com essa oração”


* “Uma triste forma de não rezar o terço: deixá-lo para o fim do dia. Quando se deixa para o momento de deitar-se, recita-se pelo menos de má maneira e sem meditar os mistérios. Assim, dificilmente se evita a rotina, que afoga a verdadeira piedade, a única piedade”. “Sempre adias o terço para depois, e acabas por omiti-lo por causa do sono. – Se não dispões de outros momentos, reza-o pela rua e sem que ninguém o note. Isso te ajudará também a ter presença de Deus”

7 comentários:

  1. Boa noite! Aproveito para vos pedir um terço - ou vários! - pelo próximo retiro Famílias de Caná, já no próximo sábado em Neiva :) Ab Teresa Power

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Mas claro que sim. Muito gosto. E agradecemos a confiança.
      Até Sábado lembraremos a intenção na oração diária do terço.
      Abr, Família Cavaco

      Eliminar
  2. "O pior terço é aquele que não se reza" é uma frase extraordinária, poderosa. Acho qu etenho de a escrever numa folha e colocar a folha bem à vista no Canto de Oração...

    (Hoje foi a primeira vez que cá vim - pelo menos que me lembre - e li muitos posts. Pensei em vários comentários, mas não os escrevi. Este teve de ser. ;-))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruxa Mimi!

      Obrigada pelo seu comentário.

      Acreditamos que de facto o pior terço é aquele que não se reza. Nossa Senhora conhece as nossas limitações e mesmo que seja "menos bem" rezado é sempre um acto de amor e de súplica à Mãe do Céu.

      Aproveitamos para lhe dizer que foi através deste seu comentário que descobrimos o seu blogue, que colocaremos mais logo na nossa coluna de Blogues e Sites de referência.

      Bem haja

      FEM

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta!

      Posso pedir o tratamento por tu? :-)

      Eliminar
    3. Olá Bruxa Mimi, claro que sim.
      Obrigado :))

      O teu blogue está agora nos blogues de referência e seremos assíduos leitores.

      Família Cavaco

      Eliminar