Família em Movimento

Família em Movimento

segunda-feira, 20 de abril de 2015

A presença de Deus no dia-a-dia da Família

A presença de Deus manifesta-se mas também se procura.
São vários os relatos dos Evangelhos que nos indicam encontros circunstanciais que se mostraram decisivos, encontros com a cruz a caminho do calvário e encontros procurados por quem viu Jesus como Mestre e Senhor.

Jesus procura-nos todos os dias e manifesta-se. Jesus faz-se Amigo para que tenhamos n´Ele muita confiança. Mas Jesus gosta que O procuremos, que O cuidemos, que Lhe dediquemos atenção, que nos façamos de igual modo muito amigos.


A descoberta de que a santidade não é um estado exclusivo de religiosos faz-nos notar que podemos estabelecer um compromisso de vida e, querendo, o assumamos.

Podemos procurar Deus nas coisas mais simples da vida. E ali O encontraremos.

O levantar para mais uma jornada implica uma passagem pelo pequeno oratório. Olhando as imagens faz-nos lembrar, ainda com o sono que se dissipa, que pertencemos ao Céu.

Nesse instante podemos fazer o oferecimento de obras do dia que inicia.



Por aqui, cuidamos (todos) de nos benzer com água benta. Diz Santa Teresa de Ávila que nada é mais eficaz para afastar o inimigo.

A saída de casa não se faz sem visitar a imagem da Sagrada Família, onde uma pequena oração nos aproxima da realidade da nossa vocação matrimonial.

O caminho para o trabalho pode ser meio e oportunidade para realizarmos uma meditação, uma oração.

Também na jornada de trabalho podemos e devemos assumir cuidados.
Santificar o trabalho e santificar-nos (e os demais) no trabalho, são cuidados que atendem aos pormenores: o trato, o zelo, o brio, a competência, a responsabilidade, entre outros, são deveres graves do cristão.

Por regra, na hora de almoço, já tendo lido o evangelho do dia (através do EAQ e cujo link de subscrição se encontra aqui), há lugar ao Angelus e leitura da meditação do Falar com Deus.

Assim a oportunidade dite, e procuremos fazer a oração da tarde.

Desde que nos levantamos, como se afere, temos presença assídua de Deus. Assim O procuremos.

Devemos procurar assistir à missa diária. Infelizmente, são algumas poucas as paróquias onde se celebra a missa diariamente. Não faz sentido mas é algo real.

Se conseguirmos, façamos também a visita ao Santíssimo.

É possível fazer tudo? Claro. E muito mais. O dia não cessou ainda.

Há um pormenor que atendo. Vários são os locais de passagem diária. O café, uma dependência bancária, o hiper, a escola, o escritório, o restaurante, etc. Pergunto-me sempre se nesses locais de passagem Deus é lembrado. Dita a experiência que por regra a resposta assume tendência negativa. Façamos a diferença. Uma jaculatória (ah! as jaculatórias são tão decisivas) e quiçá uma palavra, que se pode revelar no trato e na simpatia ou mesmo na alegria.

Em família, já depois da jornada de trabalho, rezemos o terço. Às 21:30H pode ser rezado em conjunto com os peregrinos de Fátima, em directo da Capelinha (vide link neste blogue). 

Não esquecer o exame de consciência à noite. É fundamental.
Não esquecer a Direcção Espiritual nem a Confissão São fundamentais.
Não esquecer as mortificações
Não esquecer dar graças pelas refeições. Assume consciência de gratidão e lembra os que não têm o que comer. Devemos lembrar e agradecer quem preparou o alimento.

Enfim… muito mais havia a escrever. Costumo dizer que viver como cristão é para duros. Não há lugar para lamechas no cristianismo a sério.

É possível viver santamente e procurar o senhor nas tarefas do dia-a-dia. É possível viver-se a alegria do evangelho, como se fossemos uma personagem mais. É possível viver as contrariedades da vida sem perder o desalento ou perder a paz.

Escreveu-se "é possível viver". Não se escreveu "é possível saber-se a teoria mas fazer de conta que a mesma é para outros ou, quiçá, só muito de vez em quando para nós". É uma questão de coerência de vida.

Adiante. Viver o compromisso ajuda-nos a viver bem a Família. A oração e identidade com Cristo une-nos e fortalece-nos.

Se a Família é o edifício, Cristo assume os alicerces. Assim, os ventos e as tempestades da vida determinam o rumo daquele pelos seus alicerces. Ou o edifício cai, ou mantém-se firme.

Tudo tende para o compromisso de vida. Depende sempre da maneira como queremos viver a vida.

Nunca é tarde. Mas o tempo é demasiado curto.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blogue, família Cavaco! É ugente inundarmos a net com conteúdo católico, sim! Ânimo e coragem para todo o esforço que envolve este trabalho! Que Deus vos abençoe sempre e possamos trabalhar juntos na evangelização do mundo! Teresa Power

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Muitíssimo obrigado por este simpático comentário que, para nós, é também o primeiro ao nosso blogue. Ficamos com mais alento em prosseguir este caminho.
      Por todas as razões, o nosso muito obrigado.

      Continuaremos a visitar Uma Família Católica e exortamos, de igual modo, à continuação de um bom trabalho de apostolado e transmissão de valores cristãos.

      Bem-haja.

      Família Cavaco

      Eliminar
  2. Que alegria estarmos juntos nesta caminhada! Que Deus abençoe o vosso trabalho de evangelização por meio deste blog! Um grande abraço para todos vós da Família Almeida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alegria a nossa por mais uma mensagem que nos faz sentir acompanhados.
      Sintam-se de igual modo.
      Que Deus abençoe o trabalho das famílias para a edificação da Família.

      Eliminar