Família em Movimento

Família em Movimento

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

A oração

Ainda que este blogue não seja um espaço para pública confissão, faço-o convencido que é por bem.

Esta semana tive Círculo e, desde que me levantei, tive a sensação de que não me apetecia absolutamente nada ao fim do dia, debaixo de calor, percorrer kms e kms até ao Centro.

A meio da tarde tive a ténue esperança que não houvesse. Comuniquei pelo WhatsApp e ouvi a inevitável notícia: havia Círculo.

Ok, era hora de assumir que as mortificações conferem disciplina. Fui.

Apanhei calor, filas e kms de estrada. 

Quando cheguei ao Centro visitei Nosso Senhor e disse-Lhe com toda a verdade: vim por Tua causa. Não me apetecia nada. Mas sabia que ficarias contente...

O mais surpreendente foi o tema do Círculo: a oração.

E como me sensibilizou...

Percebi claramente que há muito tempo andava a balões de soro, isto é, sem a necessária vida interior que se adquire pela oração, a tempos fixos, para mortificar e conferir eficácia, como ensina São Josemaria.

Sem oração... fazemos coisa avulso. E sem oração, fazemos as coisas mal. Não que façamos o mal, mas fazemos mal as coisas porque não há uma linha de ligação. Fazemos avulso... sem conexão, sem intimidade, sem vida interior. Fazemos mal.

E curiosamente, tocou-me tanto que no regresso comecei a pensar que havia de fazer para mudar a minha vida, a minha rotina, os meus horários para poder fazer, de manhã e à tarde, a meditação. 

No dia seguinte mudei tudo com a concordância e conivência da minha mulher. Levantei-me, fui tomar banho, vesti-me, desci para tomar o pequeno almoço e depois comecei a fazer o meu tempo de oração. Li o Evangelho e depois a meditação do livro Falar com Deus. 

Antes das 8 horas saí de casa para o trabalho e antes das 8:30H tinha também, o terço rezado. E assim tenho permanecido. Que Deus me ajude a manter o ritmo. 

É verdade que me deito tarde e que de manhã tenho sono, imenso sono. Mas também é verdade que Deus me tem enchido de alegria por estar mais perto e por conseguir vencer-me por causa d´Ele.

Ao fim e ao cabo, escreve São Josemaria no Ponto 450 do livro Sulco:
- Um costume eficaz para conseguir presença de Deus: todos os dias, a primeira audiência é com Jesus Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário