Família em Movimento

Família em Movimento

domingo, 29 de novembro de 2015

Os estandartes do Menino Jesus são moda ou devoção?

Há uns anos a esta parte vemos muitos estandartes com a imagem do Menino Jesus pendurados nas janelas e varandas.

O que foi gerado por devoção no seio da Igreja Católica foi adoptado e adaptado por moda.

Na verdade, modas são modas e se dois têm porque não ter eu também? A moda é isto.

Não há mal nenhum ainda que a inconsistência e a incoerência sejam evidentes. 
Ainda que muitos estandartes sejam colocados e evidenciados por não cristãos (no caso, católicos), não deixa de ser um sinal de que há uma consciência por parte destes de que no Natal se celebra o nascimento de Jesus.


Assim, não deixa de ser positiva esta moda por parte de uns e devoção por outros. O importante é relevar o Natal numa época de profundo relativismo.

Mais a mais, não sabemos se essa consciência natalícia não provoca interiormente em muitos uma introspeção tão propícia nesta época. Acresce o facto das crianças questionarem na sua ingenuidade o significado dos estandartes. Ambos são factos positivos.

A tal inconsistência e incoerência de hoje poderá tornar-se, mais à frente, consistência coerente com a prática da vida cristã católica.

O modo e o tempo a Deus pertencem. Todos os sinais de Deus são bons e esta exteriorização também o é. 

Por devoção ou por moda Deus é reconhecido, pelo menos, neste tempo de Natal.

Assim, por devoção ou moda, mantenham os estandartes.

Por último e para reflexão. O Pai Natal este ano não vai aparecer. A tradição com mais de uma década cessou na nossa família. Também aqui houve durante muitos anos uma incoerência e uma devoção a uma moda da nossa parte ainda que paralelamente celebrássemos o Natal religiosamente, obviamente. Este ano será o Menino Jesus a reinar diante dos nossos filhos. O velho simpático interpretado anos a fio pelo pai cessou a sua actividade em abono da coerência de vida cristã que assumimos todos os dias da nossa vida. Assim Deus nos ajude.

Assim e concluindo, somos nós mesmos a prova evidente de que a incoerência pode transforma-se em coerência. Bastará querê-la e assumi-la ainda que derrogando hábitos antigos que por via da decisão de uma vida se tornaram incoerentes e inconsistentes.

3 comentários:

  1. A propósito do Pai Natal, gostava de aqui deixar um comentário. Cresci sem Pai Natal, nunca acreditei nele (não houve ninguém a tentar que eu acreditasse) e nunca faltou "magia" ao meu Natal de criança.
    Quando o Pai Natal me foi apresentado, por assim dizer (não sei bem como mas provavelmente a propósito de canções de Natal), achei-o uma figura simpática, mas não tomou grande relevo na minha vida.
    Como cristã católica, antes de ser mãe, não me fazia confusão a figura do Pai Natal "impingida" às crianças nos lares onde não se vivia a fé de forma muito visível, mas admito que me fazia alguma confusão que surgisse nos lares mais praticantes (precisamente por causa da incoerência).
    Como mãe, mantive-me coerente com o meu pensamento e não "introduzi" o Pai Natal cá em casa, mas ele surgiu vindo de vários sítios. Só fiquei apaziguada com a presença do Pai Natal (sem ninguém se disfarçar, refiro-me apenas a falar-se do Pai Natal) depois de uma das minhas irmãs (católica) me contar a forma como uma outra mãe católica tinha resolvido a questão do Pai Natal: "No Natal quem é importante é Jesus, quem dá presentes é Ele, mas como ainda é bebé, tem um empregado que é o Pai Natal e é ele que distribui os presentes!". Não contei esta versão aos meus filhos, mas até a acho aceitável! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mimi!
      Muito obrigada por esta partilha.
      Também nós enquanto crianças sempre vivemos o Natal focados no Menino Jesus e sem a figura do Pai Natal.
      Erradamente com os nossos filhos brincámos com a esta figura durante vários anos sem nunca deixar de celebrar o Natal cristão.
      Todavia, é tempo de mudar, de ser coerente com a nossa fé e com o que vivemos no nosso dia a dia.
      O Pai Natal reformou-se.

      Esperamos ansiosamente o Menino Jesus!

      Um beijinho

      Eliminar