Família em Movimento

Família em Movimento

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Educação Familiar

Há duas semanas atrás decorreram as reuniões de turma dos nossos filhos. Como pais atentos ao que se passa no ambiente escolar fomos às respectivas reuniões.

Confesso que vim um pouco pensativa e apreensiva, não por causa dos nossos filhos, que graças a Deus são estudantes aplicados e educados, mas sim pelo ambiente escolar vivido por cada um deles com os seus pares.

Deparei-me com relatos de professores "desesperados" a tentarem fazer papel de pais, a arranjarem estratégias para que as crianças se portem bem nas aulas, trabalho comunitário, alunos com idas constantes à tutoria, faltas de respeito para com professores... Enfim, um sem número de queixas que como mãe me preocupam.

Depois, pior que a falta de educação dos alunos é a postura desculpabilizadora dos pais. Pois, no final das contas a culpa ainda é dos professores que não têm paciência para as crianças, ou porque são demasiado severos, ou porque são demasiado permissivos... 

O problema é gritante. Estes irão ser os adultos de amanhã.

Num dia da semana passada li um artigo «O Jardim de Infância é mais importante que a Faculdade», concordo. Já que a minha formação académica é na área de Educação de Infância. 




Todavia, hoje volvidos quase três anos a ser mãe a tempo inteiro, digo melhor:

NÃO HÁ JARDIM DE INFÂNCIA OU FACULDADE QUE SUBSTITUAM OU CONSIGAM DAR O QUE A EDUCAÇÃO FAMILIAR DÁ.






Todos sabemos que os filhos são o reflexo dos pais.
Uma boa educação em casa alicerçada no amor incondicional, onde existem regras, cedências, interajuda, disponibilidade, desentendimentos (porque também os há), reconciliações... dará à sociedade pessoas equilibradas, íntegras, respeitadoras... EDUCADAS. E consequentemente, bons profissionais.

Acredito que muitos problemas sociais se resolveriam com uma boa Educação Familiar.

Não tenhamos medo de Educar os nossos Filhos.
Dizer Não, Repreender e Corrigir é Educar.

Lembremo-nos:

 AS CRIANÇAS APRENDEM MAIS COM OS OLHOS DO QUE COM OS OUVIDOS!

Sem comentários:

Enviar um comentário