Família em Movimento

Família em Movimento

domingo, 11 de junho de 2017

Como explicar a morte aos pequeninos

Há alguns dias uma leitora do blogue escreveu-nos para nos perguntar como explicamos a morte aos nossos filhos. 

A crianças pequeninas, a melhor forma de lhes explicar seja o que fôr é através de histórias. Com as histórias, os pequeninos conseguem resolver os seus conflitos interiores e sanar as suas dúvidas sobre os temas que lhes suscitam interesse. Ou seja, a identificação com uma ou mais personagens da história permite às crianças esclarecer as suas questões, percebendo o que vão vivendo no dia-a-dia e o mundo que as rodeia.

Todavia, e atendendo à sua faixa etária, as crianças não entendem o mundo e o que as rodeia como nós adultos, isto é, não necessitam de saber tudo tal e qual como é. Apenas necessitam de saber o bastante para sanar as suas dúvidas de acordo com o seu entendimento da situação.

Como tal, e sem pretender de forma alguma "debitar receitas", escrevemos esta história que partilhamos, como uma possível ajuda para explicar o que é a morte e o céu, numa perspectiva cristã aos mais novos.


A Princesa Sofia, Jesus e o Céu 

Era uma vez uma Princesa de seu nome Sofia. Era uma Princesa muito bonita e amada no seu reino. 

O Rei e a Rainha amavam-na muito e protegiam-na de todos os perigos e de todas as coisas que a pudessem deixar triste. 

Certo dia, estando a brincar no jardim do castelo, a pequena Sofia apercebeu-se da tristeza dos seus pais. A pequenina não conseguia entender porque estavam tristes. 

Mais tarde, ao ouvir o Rei e a Rainha a conversar, percebeu que falavam da morte do avô José. 

A princesinha nunca tinha ouvido falar da morte. Mas, achava que devia ser um coisa muito triste, dada a tristeza dos seus pais. 


A pequenina pôs-se a pensar como fazer para descobrir o que é a morte. Começou então uma intensa investigação sobre o tema. 

Ao observar os seus pais e familiares ficou a saber  que a morte seria uma coisa triste e dolorosa, pois havia visto a mãe chorar. 
No meio desta sua procura, a Princesa Sofia descobriu que depois da morte havia o CÉU, pois ouvira um padre amigo da família a falar acerca deste assunto.  

Um dia, estando a passear no jardim do castelo viu um Menino a brincar no lago dos cisnes. 

Perguntou-lhe de imediato: 
-Quem és tu? E o que fazes aqui no castelo? 

O Menino olhou-a, sorriu e respondeu: 
-Sou teu Amigo. Não Me conheces? 

A pequenita ficou intrigada e continuou: 
-Como podes ser meu Amigo se eu não Te conheço? 

- Tens razão. Tu ainda não Me conheces, mas Eu conheço-te muito bem. E estou sempre contigo. Sei o que pensas, sei o que dizes, sei o que fazes… O Meu nome é Jesus. Já sabes quem Sou? - interrogou-a. 

- Eu já ouvi falar de Ti!- respondeu a princesinha. 
  
-Vim até aqui, porque sei que estás a procurar saber o que é a morte- - disse-lhe Jesus. 

-E Tu podes ajudar-me? Sabes o que é a morte? E já agora, sabes o que é o céu? - a Sofia tinha muitas perguntas para as quais não conseguia encontrar resposta. Mas tinha a certeza que Jesus ia ajudá-la a esclarecer todas as suas dúvidas. 

- Bom, uma coisa de cada vez. Primeiro: és Minha amiga? - questionou Jesus.
- Sou, claro que sim. - respondeu de imediato a princesa. 

- Se és minha amiga, a morte é apenas uma porta para o Céu. Todas as pessoas um dia morrerão, mas a sua alma... 
-Alma?
- A alma é aquilo que nos faz pensar, sentir, amar.. essa (alma) entrará no céu. Compreendes? 

A pequena ficou pensativa e por fim disse: 
-Acho que estou a perceber. E o que é o céu?- perguntou. 

Jesus sorriu e disse-lhe: 
-Estás a ver este jardim? É bonito não é? Pois Eu digo-te o Céu é muito mais bonito que este jardim! No Céu só existem coisas boas. Temos a Mãe do Céu que nos mima muito; lá estão todas aquelas pessoas da tua família e amigos que são muito minhas amigas e que já morreram; no Céu experimentamos uma alegria transbordante, que nos faz saltar o coração… No Céu não existe tristeza, só felicidade. E essa felicidade é para sempre... 

- Sério? Então não percebo por que os meus pais estão tristes! O Céu é uma coisa boa!- concluiu a princesa Sofia 
Jesus enterneceu-se: 
- Sabes o que é a saudade? Aquilo que sentimos quando não vemos um amigo durante muito tempo? 

- Acho que sei. Não vejo a minha prima Teresa há muito tempo e sinto isso: saudades dela. - respondeu a pequena. 

Jesus continuou: 
- Os teus pais sabem que durante muito tempo não verão o avô José, por isso estão tristes, sentem saudades.. Mas no seu coração têm a certeza que quando chegarem ao céu o verão. Percebes? 

- Não sei se eles sabem que um dia irão voltar a ver o avô José, acho que é melhor correr a avisá-los. Talvez não fiquem tão tristes!  

A Princesa apressou-se para o castelo. Mas antes de sair do jardim olhou para trás e gritou a Jesus: 

- GOSTO MUITO DE TI, JESUS. VOU SER SEMPRE TUA AMIGA! 
  
  
FIM

P.S.- As nossas Princesas gostaram muito desta pequena história.

Sem comentários:

Enviar um comentário