Família em Movimento

Família em Movimento

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Rezar a brincar

Já escrevemos sobre esta temática anteriormente, mas nunca é demais relembrar.

As crianças muito espontaneamente fazem oração: quando cantam um cântico (aqui a benjamin gosta de cantarolar o hino aos pastorinhos); quando passeiam pela casa com Nossa Senhora de feltro que lhes fizémos ao colo ou bebem chá com Ela; quando amorosamente tratam e embalam o Jesus bebé; quando pintam um desenho da vida de Jesus ou dos pastorinhos. Enfim, um sem número de coisas simples que fazem todos os dias e que as fazem crescer no amor a Deus e ao nosso fim último: o céu.

Desengane-se quem pensa que para rezar é necessário saber grandes formulas ou orações muito completas. 

A verdadeira oração sai do coração.

Quando nos sentimos felizes e agradecemos a Deus, quando estamos tristes e Lhe pedimos ajuda, quando nos zangamos com Ele e dizemos tudo o que nos incomoda incluindo as nossas frustrações. Tudo isto é, também, oração.

Por conseguinte, oração é uma relação de amizade com Deus em que Lhe contamos tudo. Alegrias, anseios, receios, tristezas, frustrações e desilusões. Tudo.

E neste ponto, as crianças são mestras. Contam tudo. Não escondem os seus estados de alma, são genuínas. E é isso que o Pai do Céu espera de nós.

Com o intuito de ajudar as crianças cá de casa e outras a rezar e a perceber que os santos são pessoas em tudo igual a nós e que se distinguiram pelo seu amor a Jesus, resolvemos construir santos para brincar (que estarão disponíveis a partir de hoje no blogue Pequenos Pormenores com Amor).

Porque a brincar também se reza.


2 comentários:

  1. Querida Família em Movimento, como é importante brincar para as crianças... e melhor ainda se elas brincarem falando de Deus e criando amizade com os santos! Estas são as nossas brincadeiras e conversas preferidas! Parabéns pela iniciativa dos santos de brincar. Os trabalhos estão muito belos! Parabéns! Talvez um dia os possamos ver ao vivo :-) Um grande abraço Rute

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Rute pelo seu comentário e incentivo.
      É fácil falar de Deus às crianças, elas aceitam tudo com muita naturalidade.
      Amam com muita simplicidade.
      Um abraço
      FEM

      Eliminar