Família em Movimento

Família em Movimento

segunda-feira, 2 de maio de 2016

A Bíblia é para folhear

A Bíblia é para folhear. Aliás, a Bíblia deve ser o livro mais folheado de todos os livros.
A Bíblia tem a palavra viva e sempre actual de Deus. Está tão actual como há dois mil anos atrás.

É verdade que praticamente todos os católicos a têm; mas têm-na muito arrumadinha na estante. 


Outras vezes está no suporte próprio e aberta. Mas se hoje está na página 125 não é menos verdade que daqui a uma, duas e três semanas ainda estará na dita página 125. Está em exposição como se fosse mais um elemento decorativo da casa.

Na nossa opinião a Bíblia deve estar exposta sim porque dá testemunho para dentro e para quem entra de que a nossa casa é um lar cristão.

Mas deve ser folheada, até "gasta". Quiçá anotada por nós. Os livros que mais gostamos de reler são os anotados pelos nossos punhos pois têm sempre algo que um dia entendemos muito importante e quisemos perpetuar essa indicação. Pois a Bíblia deve ser lida muitas vezes, folheada e quiçá anotada.

Não é menos verdade que os pais ao fazerem-no educam os filhos. Agora vêem e guardam o ensinamento. Mais à frente serão eles a fazê-lo e mais tarde a ensinar.

Mas mais que folhear, a Bíblia deve ser lida em voz alta para que a palavra viva seja acolhida e meditada por todos.

Outro cuidado que deve haver é procurar que a Bíblia esteja sempre aberta no Evangelho do dia. Deverá haver o supremo cuidado de o saber por via a preparar a palavra na véspera antes de dormir ou mesmo no dia, de manhã cedinho.

Colocamos novamente uma fotografia que havíamos colocado numa publicação antiga. É a nossa Bíblia exposta no suporte próprio. Não está na página 125.

Sem comentários:

Enviar um comentário