Família em Movimento

Família em Movimento

terça-feira, 9 de junho de 2015

Paciência para com os filhos

São crianças. 
Às vezes perguntam muitas vezes as mesmas coisas, e os pais inicialmente com muita paciência respondem. Mas ao fim da terceira vez já não há paciência que aguente.

O que pretendem as crianças? Porque repetem insistentemente a mesma pergunta?

As repetições que as crianças fazem servem primeiro para confirmarem algo que já sabem ou que que têm uma noção do que é. Segundo, para as ajudar  nalgum conflito ou dilema interior que as invade por enfrentar este mundo tão desconhecido.

Sede pacientes. Mesmo que seja difícil.

É importante responder as vezes que a criança ache necessário. Todavia, quando se achar que o limite da paciência já está a chegar ao fim, é igualmente importante que se converse, que se compreenda porque faz tantas vezes a mesma pergunta, ou porque insiste em repetir uma acção vezes sem conta.


Diálogo
É necessário em qualquer idade. 
Quando são mais novos deve-se ter conversas sobre o que querem saber. Nunca se deve exceder o que a criança quer saber. Proporcionar a esta apenas a informação que pretende, de forma concisa e clara e adequada à sua faixa etária.

É importante para os filhos perceberem que os pais se interessam pelas suas aprendizagens, pelos seus medos e angústias. Que se preocupam consigo como uma pessoa única e irrepetível.

Sem comentários:

Enviar um comentário