- Que erros neste e-mail! Tens lido? (pergunta de retórica…)
- Não, pai.
- É notório. Muito bem, vamos estabelecer um plano de grupo.
E assim foi. Já lá vamos.
Temos por certo que as crianças bebem dos exemplos dos pais. Mas… nem sempre é uma evidência. Pensamos que o gosto pela leitura depende de criança para criança. Há crianças que gostam e outras que evitam.
Ainda assim, mesmo as que não são adeptas de ler, ganham mais se virem os pais a fazê-lo.
Nós, por cá, gostamos de ler. E lemos.
Em casal lemos três livros em simultâneo: Esposos e Santos de Ludmila e stanislaw Grygiel, Nascemos e Jamais Morreremos – Chiara Corbella Petrillo, de Simone Troisi e Cristiana Paccini e José, O esposo de Maria de M. Fernando Silva.
Individualmente lemos ainda outros livros. O marido está a ler Saxum de John F. Coverdale e a esposa Amigos de Deus, de Josemaria Escrivá.
Ao fim de semana compramos sempre o jornal Público. Temos este gosto de ler e sentir o cheiro do papel do jornal.
Todavia e apesar de nós pais termos este gosto, os nossos filhos têm alguma relutância em ler.
Como tal, propusemos um plano de leitura para cada um e eles aceitaram o desafio.
Assim, o mais velho está a ler “O oráculo do velho mandarim” de Mafalda Moutinho; a do meio “Uma aventura nas férias do Natal” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e a mais nova como também não quis ficar de fora escolheu “Uma aventura em viagem”, porque o livro é cor-de-rosa (é um bom critério!).
Claro que esta ainda não sabe ler, mas quando os irmãos estão dedicados à leitura ela faz exactamente o mesmo. E até parece que sabe ler!
O nosso plano de leitura consiste em ler um capítulo por dia do livro escolhido e posteriormente escrever o resumo desse mesmo capítulo, bem como procurar no dicionário palavras que não conheçam.
Resultou, os três estão empenhados.
Acreditamos que inicialmente o façam por compromisso e obrigação. Contudo, contudo cremos que ganharão gosto pela leitura.
Se me permitem, sugiro-vos a leitura do melhor livro que já li sobre ajudar a criar o gosto pela leitura: "Como um Romance", de Daniel Penac. Vai fazer-vos pensar, e re-equacionar a vossa estratégia, mas vale mesmo a pena... Boa sorte! Teresa Power
ResponderEliminarOlá Teresa!
EliminarObrigada pela dica. Não conhecemos o livro, mas de certo que o iremos ler. Procuraremos na FNAC.
Às vezes não é fácil incentivar as crianças a ler e a ganharem gosto pela leitura!
Beijinhos
Posso emprestar, para a semana! :)
ResponderEliminarOlá, boa noite.
EliminarMuitíssimo obrigado, Teresa. Agradecemos muito mas quando cheguei a casa procedi à encomenda do livro no site da FNAC.
Pensamos que nos primeiros dias da próxima semana o tenhamos.
Ficámos muito curiosos e temos a expectativa de que o livro cuide e ajude a resolver o gosto pela leitura dos miúdos, conforme escrevemos.
Beijinho e muito obrigado.