Família em Movimento

Família em Movimento

terça-feira, 21 de junho de 2016

Uma cruz vazia?

«Quando vires uma pobre cruz de pau, só, desprezível e sem valor... e sem Crucificado, não esqueças que essa cruz é a tua Cruz: a de cada dia, a escondida, sem brilho e sem consolação... que está à espera do crucificado que lhe falta. E esse Crucificado tens de ser tu.» escreve São Josemaria no Ponto 178 do Caminho.

O mesmo santo escreve na Via Sacra, XIª estação, nº 5 o seguinte: «Antes de começar a trabalhar, põe sobre a tua mesa, ou junto dos utensílios do teu trabalho, um crucifixo. De vez em quando, lança-lhe um olhar...


Quando a fadiga chegar, fugir-te-ão os olhos para Jesus e encontrarás nova força para prosseguir no teu empenho».

Que este crucifixo que temos junto de nós durante toda a jornada de trabalho nos ajude a sorrir e a entregar o nosso trabalho a Deus, tão perfeito quanto possível, porque ao Senhor só se entregam trabalhos bem realizados.

E mesmo que a Cruz nos pese saibamos sorrir e ser felizes, imitando São Josemaria. 
Como é isso possível? 
Pela via de dois caminhos. O primeiro, pela fé em Deus. O segundo, pela heroicidade humana.
Mesmo na dificuldade, saibamos sorrir no meio das tempestades e aguentar com garbo essa cruz que o Senhor nos deu porque... omnia in bonum! 

Nota pessoal: partilho o meu crucifixo convosco. É este o crucifixo que tenho no meu posto de trabalho. Por baixo, a bolsa feita pelas irmãs Carmelitas de Fátima.

Sem comentários:

Enviar um comentário