Há poucos dias atrás, pela manhã, depois de duas semanas de preparação, fui levar o nosso filho mais velho à escola para realizar o seu exame de Português do 9ºano.
No caminho rezámos uma Avé-Maria e a oração do Anjo da Guarda pedindo a sua protecção.
Perguntei-lhe:
- Estás nervoso?
- Um bocadinho. - respondeu.
Disse-lhe para ter calma, que o estudo estava feito com verdade e seriedade, agora era hora de colocar os conhecimentos adquiridos em prática.
E depois de lhe ter dito isto acrescentei:
- Se durante o exame te sentires nervoso pede ao teu Anjo da Guarda que te inspire e te ajude a clarificar o que é pedido. Ele vai ajudar-te!
E depois de lhe ter dito isto acrescentei:
- Se durante o exame te sentires nervoso pede ao teu Anjo da Guarda que te inspire e te ajude a clarificar o que é pedido. Ele vai ajudar-te!
Já com o rapaz na escola regressei a casa e no caminho - confesso - coloquei-o nas mãos de Nossa Senhora.
- Correu bem! Sabes mãe, antes de entrar para a sala de exame estava tão nervoso. Até estava a tremer. Mas quando entrei e me sentei com a prova à frente inexplicavelmente fiquei calmo, em paz e a prova correu bem.
Perguntei-lhe:
-Inexplicavelmente? O teu Anjo da Guarda esteve sempre contigo.
Ele sorriu e disse:
- É verdade. Esteve mesmo.
Mais tarde, ao contar o sucedido ao pai, este lembrou a passagem do Livro do Êxodo do Antigo Testamento que ouvimos na Missa do dia do Anjo da Guarda de Portugal, no Oratório de S. Josemaria.
Partilhamos convosco essa passagem:
Êxodo 23, 20-23
Êxodo 23, 20-23
«Eis que Eu envio um anjo diante de ti, para te guardar no caminho e para te fazer entrar no lugar que Eu preparei. Mantém-te atento na sua presença e escuta a sua voz. Não lhe causes amargura, porque ele não suportará a vossa transgressão, porque está nele a minha autoridade. Mas se escutares a sua voz e se fizeres tudo o que Eu falar, eu serei inimigo dos teus inimigos e serei adversário dos teus adversários, pois o meu anjo caminhará diante de ti e te fará entrar na terra do amorreu, do hitita, do perizeu, do cananeu, do heveu e do jebuseu, e Eu exterminá-lo-ei.»
Sem comentários:
Enviar um comentário