Família em Movimento

Família em Movimento

terça-feira, 24 de novembro de 2015

A necessidade da formação

Não é o acaso que fez com que tomássemos a iniciativa de publicar os links semanais do programa E Deus Criou o Mundo.
Também não foi o acaso que fez com que o título dessas publicações seja Porque o saber ocupa lugar.
Não, não foi erro em relação ao ditado. O ditado é que pode estar errado. Dependerá sempre da perspectiva.
Uma das coisas mais dificilmente compreensíveis é a falta de formação da comunidade cristã católica. Assumimos estar no primeiro lugar da lista para que ninguém fique melindrado.
Vamos fazer perguntas de retórica para que se compreenda onde pretendemos chegar.


- Lemos a Bíblia? E compreendemo-la?
- Estudamos a palavra de Deus?
- Preparamos a Missa e realizamos previamente as leituras do dia para melhor compreensão?
- Temos a proactividade de querer saber mais e mais e procuramos meios de formação?
- Meditamos a palavra de Deus?


Pois bem, mais perguntas se fariam mas entendemos conseguir passar a ideia. Nós temos acesso a meios de formação mas ainda assim sentimo-nos frágeis e a necessitar de mais e mais instrução. E dizemo-lo sem peias.
Fazemos notar que nós, católicos, a Revelação é-nos dada através da Sagrada Bíblia mas igualmente pela Tradição. É sempre bom ter esta noção muito clara e a formação deve incidir sobre ambas.
Julgamos que há muito trabalho a ser feito pelos sacerdotes e pelos leigos com o fito de instruir mais e melhor as comunidades cristãs.
É ou não verdade que quando abordados por algumas pessoas de outras confissões religiosas ficamos, por vezes, a ver navios? Pois é…
Eles sabem mais? Não. E para nós, católicos, não estão correctos. Mas lêem mais, sim.
Numa paróquia vizinha o sacerdote enquanto ali foi pároco teve o cuidado de promover muitas acções de formação. Recordo de ter ido a algumas, nomeadamente quando convidou um sacerdote amigo para dar um testemunho. E recordo ter feito ali muitas acções, ter convidado muita gente. Além da dinâmica espiritual que promovia este sacerdote potenciou o conhecimento dos seus paroquianos e terceiros – como nós – que ali nos deslocávamos.
Enfim, recordámos agora este tema por via a transmitir  que é possível ir mais além na formação e é urgente que as comunidades cristãs católicas estejam munidas da necessária sapiência para si e para poder, com autoridade, evangelizar como apóstolos de Cristo.
Bom, o que tem isto a ver com a família? Tudo.
Em casa onde não reina o conhecimento e não são procurados meios de formação mais dificilmente se consegue dar aos filhos a noção dessa necessidade e o teor daquele.
Foi uma reflexão que convosco partilhámos com o fito único de fazer pensar, meditar.
Duas notas. Continuaremos a publicar o programa da Antena 1 e recomendamos a Bíblia de Navarra pelo conteúdo explicativo.
No mais… que paróquias, paroquianos, sacerdotes e leigos procurem ir mais além se tal parecer pertinente.

Sem comentários:

Enviar um comentário