Foto tirada pela mãe na Casa de Retiros |
Sim? Fantásticos! Parabéns!
Não? Não menos fantásticos mas a precisar de um empurrão, verdade?
Por aqui estamos ainda na semana do meio, entre Retiros, ou seja, a esposa fez e acabou ontem e o esposo vai iniciar no final da semana.
Senhoras, a casa não explodiu e a cozinha não incendiou! Eles surpreendem-nos às vezes... 😊
Ora bem, agora mais a sério, os Retiros são essenciais. Jesus retirava-se constantemente, verdade? O encontro com o Senhor exige, pelo menos uma vez por ano, que nos retiremos, que nos afastemos do reboliço da nossa vida corrente. E nesses dias de Retiro, orientados pelo sacerdote, é o tal encontro, o recarregar de baterias, o organizar ideias, o retemperar de forças.
Imaginem que a nossa vida é um autocarro que anda um ano inteiro sem parar porque tem um depósito fantástico que se enche semanalmente (pelo menos) na Missa dominical. Mas esse autocarro tem de ir à revisão para que ande em perfeitas condições nos caminhos mais certos da vida.
No decorrer do ano, vai compondo as peças, mudando o filtro do óleo, um pneu (aqui aludimos claramente à direcção espiritual e confissão). Mas esse autocarro encontra uma paragem obrigatória e pára por uns dias para uma revisão séria, profunda. Pára três ou quatro dias sem que ninguém o coloque em marcha. E sim, aí não são pequenas revisões. É uma revisão geral, a sério, para que esteja pronto a retomar caminho e iniciar mais um percurso anual.
Assim são os Retiros. É a tal paragem anual obrigatória. É o encontro com o Senhor para colocar ordem, orientação, meditação, conclusões, mudanças, assunção de compromissos.
São os retiros óptimos para quebrar rotinas, para que a relação entre o "Tu e Eu" seja mais forte. O Senhor quer falar-nos. O Senhor quer que paremos por uns dias e que voltemos para Ele todo o nosso foco. "Estou aqui à tua espera. Vens? Do que estás à espera?"
Neste Retiro realizado pela mãe estavam... 50 senhoras. Fantástico!! É estimulante.
Fisicamente, os locais onde se realizam os Retiros são, por si, em regra, propícios para o encontro com Deus. São efectivamente locais afastados de tudo onde o silêncio domina.
E estes dias foram a melhor constatação - retomando o início - que as preocupações das mães são, muitas vezes, infundadas. Os nossos maridos são fabulosos. Quando assumem estes dias connosco (é vital), fazem tudo para que estejamos de cabeça tranquila e totalmente focadas no Retiro.
Cá em casa o pai e os filhos foram uma EQUIPA que se entreajudou. A casa estava limpa, a louça lavada e arrumada, o Verdi tratado, as crianças felizes (foram mimadas pelo pai para adoçar os momentos de ausência da mãe, o que foi maravilhoso). E sim, a casa não explodiu e a cozinha não incendiou. A mãe encontrou a família feliz e unida.
Foram muito importante estes dias. Não se descansou mas obtiveram-se muitas conquistas.
Foram muito importante estes dias. Não se descansou mas obtiveram-se muitas conquistas.
Segue-se o Retiro do pai e será igual. Saudades? Muitas. Mas um bem maior o espera como também nos espera pois, em rigor, pais fortes, pais mentalmente fortes, com ideias definidas, e muito unidos, tendem a fortalecer famílias. É uma verdade, não é?
Esperamos ter sido convincentes e ter dado o tal empurrãozinho que faltava a quem ainda não pensou e decidiu fazer um Retiro anual.
Muito interessante o vossos post. Há muito que gostaria de fazer um Retiro. Onde se podem fazer esses Retiros? Esses retiros são só para casais ou qualquer pessoa pode fazer?
ResponderEliminarGosto imenso do vosso blog. Tem conteúdos muito interessantes.
Mª Jesus
Seja muito bem-vinda Mª Jesus!
EliminarFicamos muito gratos pelo seu comentário e elogios ao nosso blog.
Relativamente ao que nos pergunta, cabe-nos dizer que qualquer pessoa pode fazer um Retiro.
Por aqui, a mãe fez Retiro apenas para senhoras e o pai Retiro apenas para homens. Se quiser mais informações sobre os mesmos contacte-nos por mail (familiamovimento@gmail.com). Teremos todo o gosto em facultar-lhe as informações que temos.
Bem-haja
FEM