A escola e a família não devem ser estanques entre si. Não há a escola versus família. A escola complementa a família e não o inverso. Há ou deve haver como que uma extensão.
Assim, os pais devem assumir uma conduta participativa e proactiva na vida académica dos filhos.
Os pais têm o ónus de acompanhar a escola e saber que matérias são lecionadas, que cadeiras e conteúdos administrados.
Os pais devem participar nas reuniões. Devem saber exactamente o que se passa e ponderar da necessidade de intervir.
Os pais devem assumir critérios. Por exemplo, particularmente, cedo transmitimos a não concordância na participação dos nossos discentes em cadeiras/eventos com abordagem da temática sexual se não consideramos válidos os conteúdos. Ponto assente. E o “transmitir” foi formal, com carta assinada e carimbo de entrada aposto na cópia. Isto porque se a escola é uma extensão da família, grave se torna quando uma determinada temática encontra profunda contradição nos valores que se entendem adequados.
Os pais não podem e não devem alhear-se mantendo a escola como factor externo necessário.
Em casa, devem acompanhar os níveis de estudo, o tempo consignado à escola e até ajudar nos trabalhos de casa. Os trabalhos são de casa, não são do ATL. Bem sabemos que a vida nem sempre proporciona nem horários nem disponibilidade pelo que o ATL é recurso. Ainda assim, sempre que viável, os trabalhos devem, no nosso entendimento, ser executados em casa.
Porquê? Porque se assim não for a escola nunca entra dentro de casa. Fica sempre à porta ou nos centros de estudos, ATL ou colégios.
Ao contrário, entrando, os filhos assumem que os pais os acompanham e manifestam essa vertente por actos palpáveis, materializáveis, com evidências.
Os pais devem saber o nome ou nomes dos professores.
Os pais devem respeitar e fazer respeitar os Professores. É essencial.
Os pais devem aparecer na escola, fazerem-se notados. E isso deve ser algo natural e reiterado.
Os pais devem ajudar os filhos no planeamento do estudo, nomeadamente quanto aos tempos dedicados. Há dias oferecemos uma agenda a um dos filhos e recomendámos que faça o planeamento semanal. Um indivíduo organizado tem sempre mais sucesso. É organizado.
Enfim, mais haveria a escrever. No entanto pensamos que este texto, acompanhado ou não por quem nos lê, pode dar uma ajuda.
Todos queremos o sucesso escolar dos filhos. Mas para exigir há que dar primeiro. Damos?
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