No que concerne ao acompanhamento escolar dos nossos filhos, estamos sempre atentos. e no caso em apreço, por se tratar do 10º ano, já é exigível maiores cuidados e maior responsabilidade.
No primeiro período deixei que o filho mais velho fizesse a gestão escolar, nomeadamente os tempos de estudo.
Observei uma enorme evolução desde do ano escolar transacto.
Teve boas notas e está mais estudioso, laborioso, à procura de médias. Perfeito.
Mas acordei com ele no início que o segundo período seria meu. A gestão dos tempos é agora feita por mim, à minha maneira e de acordo com os meus métodos.
No fim deste período compararemos as notas e, já se antevê, o terceiro período será de quem obtiver melhor média. Vencerá a gestão do filho ou do pai? Veremos.
Sim, incuto-lhe o espírito competitivo por um lado e partilho experiências, por outro.
O meu método é simples e foi o que adoptei - com bons resultados - na faculdade. É simples porque não traz nada de anormal excepto a dedicação e exigência. Mas quem quer ir além... terá de vergar a mola, compreendam e perdoem a expressão.
O meu método consiste em:
a) Planear
b) Estudar diariamente em vertente dia/recuperação
c) Horários rigorosos de tempo de estudo
d) As dúvidas tiram-se na sala de aula
Planear
Planear significa ordenar. Sem ordem não há resultados. Quem não planeia anda à toa entre sopros de vento.
Comprei uma agenda e fiz o plano de estudos da semana. Todos os dias foram modelados consoante as disciplinas leccionadas desse dia.
O meu filho sabe hoje o que tem pela frente. Mas o plano visa uma semana. O próximo planeamento será realizado no próximo Sábado e assim sucessivamente.
Outra coisa que lhe pedi foi para ter tudo organizado antes de iniciar o estudo para não perder tempo. Isto é, se são três as disciplinas de estudo no dia X deverá ter tudo o que lhes corresponda pronto a usar, para não perder depois o tempo que está adjudicado ao estudo à procura de cadernos e livros.
Estudar diariamente em vertente dia/recuperação
Significa estudar todos os dias seguindo um método bipartido. Se por um lado dedica N tempo a estudar a matéria do dia, por outro dedicará N tempo para recuperar ou reler matéria anterior. Isto vai permitir que esteja em cima dos temas actuais e refresque a memória em relação a temas passados.
Pedi-lhe para escrever, o melhor método para interiorizar a matéria.
Horários rigorosos de tempo de estudo
Seguir um horário incute ordem. Quando se fala em rigor pretende-se isso mesmo. Ou seja, se estão destinados 25 minutos à "aula do dia", não são 24 nem 30 os minutos utilizados. São mesmo 25. .
Eis a ordem. Nem mais, nem menos. Estuda o que é de estudar. Isto exige e confere disciplina
As dúvidas tiram-se na sala de aula
Efectivamente é na aula que se tiram dúvidas. Mas só as tem quem estuda. Um miúdo que nunca tem dúvidas é um miúdo que nunca estuda; e um míudo que nunca coloca dúvidas em sala de aula, além de não estudar (por isso não tem dúvidas), não está atento na sala. Então o que anda lá a fazer?...
Logo, ao estudar em casa, é normal que se suscitem dúvidas e que sejam levadas à aula seguinte para aclarar ou esclarecer. E não tenho a menor das dúvidas que os docentes apreciam um aluno assim. Por outro lado, estando atento na aula como é exigível, não fará sentido trazer dúvidas para casa. Deve saná-las em sede de aula. Eis a ordem, novamente.
Findo. Quando lhe pedi opinião ao método respondeu: "Puxado".
Gostei de o ouvir. É sinal que o vai levar a sério.
Prevejo que a média seja superior neste período... Como docente sei muito bem que alguns professores "guardam" as notas mais altas que poderiam dar no 1º período para os alunos que continuem a merecê-las no 2º período...
ResponderEliminarPor outro lado, concordo com o filho mais velho: este método é "puxado". No entanto, parece-me tão bem pensado que desconfio que o filho mais velho o vai adotar como seu, ao ver os resultados - ou seja, "ganhando" o pai, ganha o filho! :-)
Olá Mimi!!
ResponderEliminarComo está? Esperamos que tudo esteja bem convosco.
Muito obrigado pelo comentário. Sim, vamos aguardar pelos resultados e depois logo se vê. Mas lá está, na escola, no trabalho e na vida tudo se consegue com trabalho e esforço.
Um abraço amigo e fraterno de todos nós.
FEM